POLICIA FEDERAL

facebook

terça-feira, 27 de maio de 2014

Planilha apreendida pela PF na operação Ararath cita políticos de MT

Lista sugere repasses a políticos de MT investigados na operação Ararath. Documento foi achado na casa do ex-secretário de Fazenda Éder Moraes.

Renê Dióz Do G1 MT
 
O ex-secretário Eder Moraes seria o operador do esquema investigado pela PF. (Foto: Lenine Martins / Secom-MT) 
Eder seria o operador do esquema investigado
pela PF. (Foto: Lenine Martins / Secom-MT)
Uma planilha apreendida pela Polícia Federal (PF) na residência do ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso Éder Moraes (PMDB), e constante do inquérito que tramita na Justiça Federal, sugere que o esquema investigado teve o envolvimento de outros dois deputados estaduais, um suplente, um ex-deputado e um prefeito, além de apontar para a suposta ligação do senador Blairo Maggi (PR) e do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alencar Soares, com os indícios de crimes financeiros. O documento foi apreendido pela Polícia Federal durante uma das fases da operação Ararath. Todos os citados com os quais a reportagem do G1 conseguiu contato negaram qualquer relação com os esquemas investigados na operação Ararath. Na planilha apreendida são mencionados um apelido e iniciais que a Polícia Federal interpretou como os nomes dos deputados estaduais Adalto de Freitas (SDD) e Guilherme Maluf (PSDB), além do suplente de deputado Gilmar Fabris (PSD), o ex-deputado Dilceu Dal Bosco e o atual prefeito de Rondonópolis, cidade a 218 km de Cuiabá, Percival Muniz (PPS). Também são mencionados, segundo a PF, o senador Blairo Maggi e o ex-conselheiro Alencar Soares, além de duas empresas de engenharia. Antes de ser preso na última terça-feira (20), Éder Moraes foi alvo de mandado de busca e apreensão em fase anterior da operação Ararath por ser suspeito de operar um esquema de empréstimos ilegais e crimes como lavagem de dinheiro, que movimentou cerca de R$ 500 milhões, e teria atendido à cúpula política do estado pelo menos desde 2008. O ex-secretário se encontra preso no Complexo da Papuda, em Brasília.
Operação Ararath (Foto: G1.com.br)


Anotações
No documento, a PF interpretou que se refere a Maggi a sigla “BM”, a qual é anotada com uma seta ligada à inscrição “12 MM”. Guilherme Maluf seria mencionado apenas como "G. Maluf", escrito ao lado direito do numeral “1,587”. O prefeito de Rondonópolis seria a inscrição “2.00 M P. Muniz” enquanto o ex-parlamentar Dilceu Dal Bosco, para a PF, seria representado pela anotação “1,6 MM Dilceul” (sic).
Completando a lista, estariam duas menções a “Daltinho”, apelido do deputado Adalto de Freitas. O apelido aparece duas vezes. Na primeira, ao lado da inscrição “900 mil” e, na segunda, ao lado da inscrição “600 mil”. Já o suplente Fabris é mencionado pelo sobrenome ao lado do numeral “2 MM” e o ex-conselheiro do TCE apenas como “Alencar 1.5”.
Todos os nomes aparecem abaixo de um número, “49 MM”, em uma folha de papel que também faz referência a órgãos como o Ministério Público (“MP”), o TCE, à Rede Cemat (anterior concessionária de energia do estado), à própria PF e à Receita Federal.
A Polícia, ainda em investigação, registrou que ainda não tem conhecimento pleno do que se tratam as anotações de Éder, mas apontou que elas “chamam a atenção por se referirem a órgãos públicos e pessoas ligadas ao meio político”.
“Seu significado integral é ainda obscuro e merece ser esclarecido”, diz trecho do inquérito, que acrescenta, no entanto, ser possível vislumbrar que as anotações se referem às transações do “sistema” de crimes financeiros do qual Éder Moraes seria o principal operador. O objetivo, entre outros, seria “possível compra de apoio político, financiamento de campanha eleitoral, pagamentos de outros empréstimos tomados no 'mercado financeiro paralelo estabelecido no estado'”.
"Os indícios, conforme demonstrado a partir da farta documentação apreendida na residência de Éder Moraes, apontam para a extensão do crime de gestão fraudulenta a um grande número de empréstimos", diz o inquérito.

O ex-secretário Eder Moraes e o deputado estadual José Riva algemados pela PF após desembarque em Brasília. (Foto: Reprodução / TVCA) 
Eder e o deputado José Riva foram presos durante
a operação. (Foto: Reprodução / TVCA)
Outro lado
Os políticos que o G1 conseguiu contatar e cujos nomes teriam sido citados nas anotações negaram qualquer relação com os crimes investigados.

Por meio de nota, o senador Blairo Maggi enfatizou que, em seu mandato, jamais solicitou que qualquer servidor agisse de modo a ferir os princípios da administração pública. “Espero a apuração rigorosa de todos os fatos, com a punição cabível aos que, de fato, estão envolvidos nos crimes contra o patrimônio público”, declarou o ex-governador.
Já o ex-deputado Dilceu Dal Bosco, atualmente em tratamento médico em São Paulo, declarou por meio de sua advogada que não recebeu qualquer notificação referente às investigações, que desconhece o conteúdo delas e que aguarda mais informações a respeito.
Na mesma linha se manifestou o deputado Guilherme Maluf, dizendo desconhecer sua menção nas anotações de Éder e o número escrito ao lado. Ele também declarou não ter relação com o ex-secretário de Fazenda.
O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, afirmou que jamais foi notificado por conta da investigação, não sabe por que seu nome figurou nas anotações apreendidas, não recebeu qualquer valor e disse que, caso seja convocado para prestar esclarecimentos, responderá com tranquilidade.
O suplente de deputado Gilmar Fabris negou ter recebido qualquer quantia em dinheiro relacionada ao suposto esquema e disse nem saber o motivo de seu nome constar das anotações de Éder.
O deputado Adalto de Freitas, além de lamentar o “vexame” pelo qual o estado estaria passando, também explicou que todas suas operações empresariais são feitas em agências oficiais e que seus empréstimos não têm ligação com sua vida política. A reportagem não conseguiu contato com o ex-conselheiro do TCE Alencar Soares.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/05/planilha-apreendida-pela-pf-na-operacao-ararath-cita-politicos-de-mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Configurar HTML/JavaScript

RECEITA FEDERAL EMITIR DARF

BLOG BOM OU RUIM

twitter.com

COMPARTILHAR

facebook

VELOCIMETRO INTERNET

SEJAM BEM VINDOS.

Vou procurar melhorar cada vez mais. Todos os Países, Estados e Municípios que entram no meu Blog só tenho a agradecer pelo carinho. Obrigado.

Escolhe o seu idioma para traduzir.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Ghost - ghost

Only You - the platters

Porto Alegre foi o porto seguro para o recomeço de Dilma após a prisão

Dilma Rouseff faz primeiro pronunciamento como presidente

Dilma é eleita a 1ª mulher presidente

Petróleo brasileiro da camada do pré-sal começa a ser explorado em larga escala

A plataforma pioneira foi inaugurada pelo presidente Lula na bacia de Santos. O navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis é o primeiro sistema definitivo de produção instalado na área de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos. O presidente participou da cerimônia que marca o início da produção no campo de Tupi com um vidro de petróleo na mão. R7clique aqui .

revolvermaps

revolvermaps clique aqui .

LEITORES DO BLOG whos.amung.us

ONLINE

clictempo

TEMPO RIO DE JANEIRO Veja!!!!

BLOG GUARDA/RJ

BLOG Julio Severo

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA-ANISTIA POLÍTICA

Filehippo

Rádio 99,3 FM

RADIO BBN EVANGELICA EXELENTE

POLÍCIA FEDERAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

RECEITA FEDERAL

TRT

SENASP

tre-rj.gov.br

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

CÂMARA

Hotmail

GMAIL

Orkut

O Dia

YAHOO

G1

Hi5

Centralbogs

MENSAGEM

Djalma

baixaki.com.br

GOOGLE TRADUTOR

badoo.com

RIO SIMPLES

Leitores do Blog flagcounter.com

free counters

JORNAIS: TODOS

AVISO

AVISO
Este Blog não hospeda nenhum arquivo, apenas indexa links encontrados na própria internet. Qualquer arquivo protegido por tipo de lei deve permanecer no máximo 24 horas em seu computador. Não me responsabilizo pelo mau uso do conteúdo encontrado neste blog e também não me responsabilizo por qualquer dano ou prejuízo causado por alguma coisa postada aqui.

JAVA

Mulheres Sábias

Construa o seu próprio mapa widget

Armas não Letais e munições

Armas, armas não letais e munições

Armas, armas não letais e munições

Armas, Armas não Letais e munições

GOOGLE EARTH

PutsGrilo!com

PutsGrilo!com

Mostrar slides com as postagens recentes do blog

Previsão do tempo para Rio de Janeiro - RJ

Tradutor

CNN

Pesquisar blog

TRADUÇÃO GOOGLE

TRADUÇÃO DO BLOG PARA SEU IDIOMA.

Leitores do Blog flagcounter.com

free counters

Google translate

GOOGLE MAPA

Firefox todas as versões

loucosporsoftwares

www.spiner.com.br DIGITAL

Clima Tempo São Paulo-SP

Marcadores

Tradutor

flagcounter.com

free counters

Windows software original

Suíça conclui perfuração do maior túnel do mundo

GLOBO.Com
Visitem está pagina clique aqui .

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

Silas Malafaia e a Política 2010 Parte 1/2

NOVO PLANETA DESCOBERTO

GLOBO G1
Visitem está pagina clique aqui .

Rachel Malafaia - Tudo Posso

Relembre os jingles que marcaram a vida política no Brasil

Serra é entrevistado pelo JN

Bactéria super-resistente KPC- Vídeo

Tropas brasileiras seguem para o Líbano para missão humanitária

Cerca de 250 fuzileiros da Marinha vão participar de uma missão humanitária da ONU em 2011. Mais de 2.000 homens participaram do treinamento que utilizou simulações de guerra como, combate, ocupação de terras, voos aéreos e outros. Este foi o maior treinamento realizado no Brasil desde 2000. * Tags: * tropas brasileiras, * líbano, * missão humanitária, * ana paula padrão, * celso freitas R7
Visitem está pagina clique aqui .

blogs para acessar

WinRAR 3.93

Avast! Free Antivirus 5.0.594

Advanced Systemcare 3.7.0.721

FIREFOX

Firefox

Receba atualização por Email:

WINDOWS INSTRUÇÃO DE SEGURANÇA

CONDOMÍNIO BELLO COLÉGIO

                              BELLO COLEGIO

google translate

Previsão do tempo para Rio de Janeiro - RJ

APROVADO MELHORES BLOGS

Barrozo Filmes

Escolhe o seu idioma para traduzir.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE Dec 16, '06 2:54 PM para todos Atenção! Regras de Utilização do site! Leitura obrigatória! -------------------------------------------------------------------------------- * Para o bom funcionamento e o bom convivio do site, as seguintes regras devem ser observadas e seguidas e as informações levadas em consideração: 1.Meu site é gratuito e toda e qualquer informação aqui contida é veiculada sem nenhum ônus para os visitantes. Qualquer comercialização do meu material, salvo eventuais promoções do próprio site com objetivo de custear despesas do projeto, é absolutamente ilegal e imoral. 2. Todos os livros contidos no site estão isentos de direito autoral ou foram autorizados pelos autores. Livros que estejam disponiveis em nossos servidores e não se encaixem nessa situação devem ser notificados à equipe. 3. Os links e outros arquivos baixados através do e-mule, 4shared e outros servidores podem ter direitos autorais. O site não hospeda esses arquivos, apenas indexa os links já disponíveis na rede p2p. 4. Não me responsabilizo pelo mal uso do material aqui disponível. Graça e Paz! Daniel Barrozo *Este multiply apenas disponibiliza os links de arquivos disponíveis na própria internet, sendo assim o site não hospeda nenhum arquivo em seu servidor, o que livra os seus Administradores e Usuários de qualquer responsabilidade. Se algo contido no site é de sua propriedade, lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato pelo e-mail (dd1720@hotmail.com) que iremos retirar o conteúdo do site o mais rápido possível. O meu multiply promove um espaço onde compartilhamos links encontrados na internet de forma saudável, isenta e sem fins lucrativos . Considerada como crime para uns, do contrário da pirataria, a TROCA nunca foi crime segundo a legislação. “O que acontece é que não há uma legislação específica para esse tipo de infração”, disse João Rego, gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Elnet.Mas então afinal, o que é pirataria?? É comercializar produtos defendidos por direitos autorais VISANDO LUCRO. Ou seja, vendendo, e tendo lucro com isso.Vamos estudar algumas palavras de nossa língua segundo o dicionário Aurélio de Língua portuguesa.Troca > dar (uma coisa) por outra.Cópia > Reprodução, imitação.Sendo assim além de não hospedar-mos nenhum CD em nosso servidor, também não cobramos por nenhum arquivo baixado através de links de nosso blog, o que nos isenta segundo a lei.Mas se algo contido no site é de sua propriedade, lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato pelo e-mail (dd1720@hotmail.com) que iremos retirar o conteúdo do site o mais rápido possível.

GOSTOU DO BLOG? SIM OU NÃO

R7 Agente penitenciário é morto a tiros no Rio

One Day In Your Life - michael jackson (1975)

Durante treinamento, militares promovem espetáculo aéreo no Rio