POLICIA FEDERAL

facebook

terça-feira, 24 de junho de 2014

EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina

EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…

Publicidade
O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as análises de sangue, que só podem ser colhidas através de agulhas.
O exame sumário da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças sistêmicas, principalmente as doenças dos rins.
As três análises de urina mais comuns são:
- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I.
- Urina de 24 horas.
- Urinocultura (urocultura).
Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou urina tipo I). As informações contidas aqui têm como objetivo ajudar na compreensão dos resultados das análises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientação de um médico. A presença de leucócitos na urina, um pH alterado, a descrição de células epiteliais, a existência de muco ou qualquer outro achado no EAS deve ser sempre correlacionado com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

EAS | urina tipo I

O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinário que traz a urina da bexiga). Após a eliminação do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.
A primeira urina da manhã é a mais usada, mas não é obrigatório. A urina pode ser coletada em qualquer período do dia.
Tira de EAS
A amostra de urina deve ser colhida idealmente no próprio laboratório, pois quanto mais fresca estiver, mais confiáveis são os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliação pode invalidar o resultado, principalmente se a urina não tiver sido mantida sob refrigeração.
O EAS é divido em duas partes. A primeira é feita através de reações químicas e a segunda por visualização de gotas da urina pelo microscópio.
Na primeira parte mergulha-se  uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que estão nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vários quadradinhos coloridos compostos por substâncias químicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte é tão simples que pode ser feita no próprio consultório médico. Após 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referência que costuma vir na embalagem das próprias fitas do EAS.
EAS - Urina 1
Através destas reações e com o complemento do exame microscópico, podemos detectar a presença e a quantidade dos seguintes dados da urina:
- Densidade.
- pH.
- Glicose.
- Proteínas.
- Hemácias (sangue).
- Leucócitos.
- Cetonas.
- Urobilinogênio e bilirrubina.
- Nitrito.
- Cristais.
- Células epiteliais e cilindros.
Os resultados do dipstick são qualitativos e não quantitativos, isto é, a fita identifica a presença dessas substâncias citadas acima, mas a quantificação é apenas aproximada. O resultado é normalmente fornecido em uma graduação de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com “proteínas 4+” apresenta grande quantidade de proteínas; uma urina com “proteínas 1+” apresenta pequena quantidade de proteínas. Quando a concentração é muito pequena, alguns laboratórios fornecem o resultado como “traços de proteínas”.
Vamos, então, aos valores de referência do EAS:
Densidade:
A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação. Urinas com densidade próxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA).
A densidade indica a concentração das substâncias sólidas diluídas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos água houver na urina, maior será sua densidade.
pH:
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida.
Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina. Outros fatores que podem deixar a urina mais alcalina são uma dieta pobre em proteína animal, dieta rica em frutas cítricas ou derivados de leite, e uso de medicamentos como acetazolamida, citrato de potássio ou bicarbonato de sódio. Ter tido vômitos horas antes do exame também pode ser uma causa de urina mais alcalina. Em casos mais raros, algumas doenças dos túbulos renais também podem deixar a urina com pH acima de 7,0.
Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doença nos túbulos renais. Uma dieta com elevada carga de proteína animal também pode causar uma urina mais ácida. Outras situações que aumentam a acidez da urina incluem episódios de diarreia ou uso de diurético como hidroclorotiazida ou clortalidona.
O valor mais comum é um pH por volta de 5,5-6,5, porém, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem não necessariamente indicar alguma doença. Este resultado deve ser interpretado pelo seu médico.
Glicose:
Toda a glicose que é filtrada nos rins é reabsorvida de volta para o sangue pelo túbulos renais. Deste modo, o normal é não apresentar evidências de glicose na urina.
A presença de glicose na urina é um forte indício de que os níveis sanguíneos estão altos. É muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de açúcar no sangue está tão alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os níveis de glicose no sangue estão acima de 180 mg/dl, geralmente há perda na urina (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS ).
A presença de glicose na urina sem que o indivíduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doença nos túbulos renais. Isso significa que apesar de não haver excesso de glicose na urina, os rins não conseguem impedir sua perda.
Basicamente, a presença de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doença dos rins.
Proteínas:
A maioria das proteínas não são filtradas pelo rim, por isso, em situações normais, não devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de proteínas na urina, mas são tão poucas que não costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal não possui proteínas.
Quantidades pequenas de proteínas na urina podem ser causadas por dezenas de situações, que vão desde situações benignas e triviais, como presença de febre, exercício físico horas antes da coleta de urina, desidratação ou estresse emocional, até causas mais graves, como infecção urinária, lúpus, doenças do glomérulo renal e lesão renal pelo diabetes.
Grandes quantidade de proteínas na urina quase sempre indicam a presença de uma doença, sendo a lesão renal pelo diabetes e as doenças glomerulares as causas mais comuns (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?).
Existem duas  maneiras de se apresentar o resultado das proteínas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:
Ausência = menos que 10 mg/dL (valor normal)
Traços = entre 10 e 30 mg/dL
1+ = 30 mg/dl
2+ = 40 a 100 mg/dL
3+ = 150 a 350 mg/dL
4+ = Maior que 500 mg/dL
A presença de proteínas na urina se chama proteinúria, pode indicar doença renal e deve ser sempre investigada (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA). O exame da urina de 24h é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina (leia: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve).
Hemácias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:
Assim como nas proteínas, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina é desprezível e não consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal é haver ausência de hemácias (hemoglobina).
Como as hemácias são células, elas podem ser vistas com um microscópio. Deste modo, além do teste da fita, também podemos procurar por hemácias diretamente pelo exame microscópico, uma técnica chamada de sedimentoscopia. Através do microscópio consegue-se detectar qualquer presença de sangue, mesmo quantidades mínimas não detectadas pela fita.
Neste caso, os valores normais são descritos de duas maneiras:
- Menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.000 células por mL
A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).
Um resultado falso positivo pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto estão na período menstrual. Neste caso, o sangue detectado não vem da urina, mas sim do sangue ainda residual presente na vagina. Nos homens, a presença de sêmen na urina também pode provocar falso positivo.
Uma vez detectada a hematúria, o próximo passo é avaliar a forma das hemácias em um exame chamado “pesquisa de dismorfismo eritrocitário”. As hemácias dismórficas são hemácias com morfologia alterada, comum em algumas doenças como a glomerulonefrite (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE?). É possível haver pequenas quantidades de hemácias dismórficas na urina sem que isso tenha relevância clínica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.
Não é todo laboratório que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele não é feito automaticamente. É preciso o médico solicitar especificamente essa avaliação.
Leucócitos ou piócitos – Esterase leucocitária
Os leucócitos, também chamados de piócitos, são os glóbulos brancos, nossas células de defesa. A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leucócitos na urina significa pus na urina.
Como também são células, os leucócitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais estão abaixo dos 10.000 células por mL ou 5 células por campo
Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para detecção de leucócitos, normalmente o resultado vem descrito como “esterase leucocitária”. O normal é estar negativo.
Cetonas ou corpos cetônicos:
Os corpos cetônicos são produtos da metabolização das gorduras. Os corpos cetônicos são produzidos quando o corpo está com dificuldade em utilizar a glicose como fonte de energia. As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno.
Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.
Alguns medicamentos como captopril, ácido valproico, vitamina C (ácido ascórbico) e levodopa podem causar falso positivos.
Urobilinogênio e bilirrubina
Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinogênio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevância clínica.
Nitritos
A urina é rica em nitratos. A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias têm a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.
Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher).
A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido. Por isso, alguns laboratórios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que é igual a nitrito positivo ou nitrito negativo, respectivamente.
Cristais
Esse é talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns médicos. A presença de cristais na urina, principalmente de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio ou uratos amorfos, não tem nenhuma importância clínica. Ao contrário do que se possa imaginar, a presença de cristais não indica uma maior propensão à formação de cálculos renais. Dito isso, é importante destacar que, em alguns casos, a presença de determinados cristais pode ser um sinal para alguma doença.
Os cristais com relevância clínica são:
  • Cristais de cistina – Indicam uma doença chamada cistinúria.
  • Cristais de magnésio-amônio-fosfato (chamado de cristais de estruvita ou cristais de fosfato triplo) – podem ser normais, mas também podem estar presentes em casos de urina muito alcalina provocada por infecção urinária pelas bactérias Proteus ou Klebsiella. Pacientes com cálculo renal por pedras de estruvita costumam ter esses cristais na urina.
  • Cristais de tirosina – Presentes em uma doença chamada tirosinemia.
  • Cristais de bilirrubina – Costumam indicar doença do fígado.
  • Cristais de colesterol – Costuma ser um sinal de perdas maciças de proteína na urina.
A presença de cristais de ácido úrico, caso em grande quantidade, também deve ser valorizada, pois podem surgir em pacientes com gota ou neoplasias, como linfoma ou leucemia. Cristais de ácido úrico em pequena quantidade, porém,  são comuns e não indicam nenhum problema.
Células epiteliais e cilindros
A presença de células epiteliais na urina é normal. São as próprias células do trato urinário que descamam. Elas só têm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.
Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue…) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.
Os cilindros que podem indicar algum problema são:
- Cilindros hemáticos (sangue) = Indicam glomerulonefrite.
- Cilindros leucocitários = Indicam inflamação dos rins.
- Cilindros epiteliais = indicam lesão dos túbulos.
- Cilindros gordurosos = indicam proteinúria.
Cilindros hialinos não indicam doença, mas podem ser um sinal de desidratação.
A presença de muco na urina é inespecífica e normalmente ocorre pelo acúmulo de células epiteliais com cristais e leucócitos. Tem pouquíssima utilidade clínica. É mais uma obervação.
Em relação ao EAS (urina tipo I) é importante salientar que esta é uma análise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos são muito comuns e não dá para se fechar qualquer diagnóstico apenas comparando os resultados com os valores de referência.
Ácido ascórbico na urina
É comum os laboratórios chamarem a atenção quando há ácido ascórbico (vitamina C) na urina. Este dado é importante porque o ácido ascórbico pode alterar os resultados do dipstick, principalmente na detecção de hemoglobina, glicose, nitritos, bilirrubina e cetonas. É importante o médico saber que resultados inesperados podem ser falsos positivos ou falsos negativos causados pela vitamina C.
EAS (urina tipo I) normal 
Apenas como exemplo, o que segue abaixo é um modelo de como os laboratórios apresentam os resultados do exame sumário de urina. Este exame está normal.
COR —- amarelo citrino
ASPECTO —- limpido
DENSIDADE —- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030)
PH —- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)
EXAME QUÍMICO
Glicose —- ausente
Proteínas —- ausente
Cetona —- ausente
Bilirrubina —- ausente
Urobilinogênio —- ausente
Leucócitos —- ausente
Hemoglobina —- ausente
Nitrito —- negativo
MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)
Células epiteliais —- algumas
Leucócitos —- 5 por campo
Hemácias —- 3 por campo
Muco —- ausente
Bactérias  —- ausentes
Cristais —- ausentes
Cilindros —- ausentes
Se você está preocupado(a) com a saúde dos sues rins, não deixe de assistir esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:
Vídeo sobre doença renal crônica
Vérsion en español:  ANÁLISIS DE ORINA | Examen de orina
Publicidade

domingo, 22 de junho de 2014

Abuso no reajuste de plano de saúde após 60 anos é punido

Empresa é condenada a pagar indenização de R$ 20 mil por ferir Estatuto do Idoso

Rio -  No aniversário de 64 anos, comemorado em outubro, a aposentada Gladys Miranda Serra percebeu que pagara, por quatro anos, reajuste abusivo de aproximadamente 372% na mensalidade do plano de saúde. Imediatamente, recorreu à Justiça. O caso, que foi vitorioso neste mês, rendeu indenização de cerca de R$ 20 mil — de restituição, juros e dano moral.

Reajuste por faixa etária em plano de saúde é proibido pelo Estatuto de Idoso. Além disso, é definido como cobrança indevida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, a Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e ao Trabalhador (Anacont), que ajudou Gladys na ação, quer ver casos como o dela se repetindo. A entidade alerta os maiores de 60 anos para ficarem de olho nas mensalidades e, se constatarem abusos, irem à Justiça.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
A aposentada conta que, quando fez 60 anos, em 2009, pagava R$ 276 por mês. Após diversos reajustes, a prestação chegou a R$ 1.307,96 em outubro. Foi quando ela procurou a Anacont e obteve ajuda para ir à Justiça.
Agora, a operadora do plano deve restituir tudo o que foi pago além dos R$ 276. E a indenização será acrescida de juros compensatórios e ressarcimento por dano moral.

Depois da vitória de Gladys, o marido dela, Paulo Pereira Serra, fez as contas e descobriu que também paga valores indevidos, há 12 anos. Por isso, já se prepara para entrar com ação na Justiça.

José Roberto Oliveira, presidente da Anacont, está otimista e aconselha a quem está em situação igual: “Basta ir ao juizado especial e apresentar os comprovantes”.

Cálculo identifica a irregularidade

COMO AVALIAR

De acordo com a especialista em Direito da Saúde Melissa Pires, para saber se o aumento nas mensalidades fere o bolso do consumidor, o segurado deve verificar se a prestação é até seis vezes superior ao valor cobrado aos clientes da primeira faixa de cobertura médica — a que vai até os 18 anos. Se for maior, é ilegal. A informação pode ser obtida em contato com a empresa, e o cálculo é simples.

COMO RECORRER
Segurados que observarem alguma irregularidade cometida por sua operadora de saúde devem acionar a Agência Nacional de Saúde(ANS) pelo telefone 0800-701-9656.

Também podem denunciar o caso à Anacont. “Com a ação, o aumento é cancelado, e o idoso volta a se comprometer com o mesmo valor que pagava antes de completar 60 anos”, diz José Roberto Oliveira, presidente da Anacont.


http://odia.ig.com.br/portal/economia/abuso-no-reajuste-de-plano-de-sa%C3%BAde-ap%C3%B3s-60-anos-%C3%A9-punido-1.529141 

sábado, 21 de junho de 2014

PF divulga imagens da queda de mexicano de navio; veja vídeo

Segundo investigações, turista caiu de uma altura de cerca de 40 metros.

Para polícia, hipótese mais forte é que ele tenha se jogado da embarcação.


A Polícia Federal em Pernambuco divulgou, neste sábado (21), o vídeo do circuito interno do navio MSC Divina que mostra o momento em que um mexicano de 29 anos cai em alto-mar. Segundo as investigações, o turista caiu de uma altura de aproximadamente 40 metros na tarde da última quarta (18). Para a PF, a hipótese mais forte é que ele tenha se jogado da embarcação após consumir grande quantidade de bebida alcóolica.

Ele veio ao país com um grupo para acompanhar os jogos da seleção mexicana na Copa do Mundo. O acidente ocorreu quando eles voltavam da partida entre o México e a Seleção Brasileira, disputada em Fortaleza, na última terça. O homem teria sofrido a queda a 50 quilômetros ao norte do Rio Grande do Norte, em uma região próxima ao Cabo do Calcanhar. A Marinha realiza buscas para tentar encontrá-lo.
"Colhemos o depoimento do comandante, três testemunhas e um amigo da vítima. O amigo nos disse que no dia anterior [17], os dois passaram a noite toda bebendo e voltaram a beber a partir das 15h do dia do fato. Ainda segundo o amigo, o mexicano teria lhe dado o celular dele e dito que ia pular do alto do navio e que o amigo deveria gravar, para postar nas redes sociais", afirmou o assessor de comunicação social da PF, Giovani Santoro.

Conforme os depoimentos, o amigo teria aconselhado a vítima a voltar para a cabine. O turista não teria ouvido e seguiu para o último andar da embarcação, onde pediu para três desconhecidos gravarem seu pulo. O trio não levou o homem a sério e o ignoraram. Depois disso, o mexicano caminhou até o parapeito do navio, tirou os óculos e sapatos, subiu em um batente e se jogou ao mar, afirmaram as testemunhas.

“Tudo leva a crer que ele cometeu um suicídio. A perícia está avaliando o vídeo para tentar confirmar essa hipótese. Foi feito um levantamento no quarto dele e fizemos perícia do local de onde ele se jogou. Tudo isso deve ajudar na elucidação”, ressaltou o superintendente  da PF em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro.

A filmagem do MSC Divina mostra o mexicano caindo e atingindo a água. Como ainda falta o laudo do local do acidente e o parecer técnico da Marinha, a PF ainda não encerrou as investigações. "Como encontramos cinco garrafas de uma bebida, de nome El Pelotón de la Muerte, com 41% de álcool, e uma de uma bebida não identificada vazias na cabine da vítima, realmente acreditamos que ele se jogou, mas não descartamos a possibilidade de que alguém o tenha empurrado. Entretanto, isso é muito improvável", concluiu Santoro.
Vídeo mostra momento em que o mexicano cai em alto-mar (Foto: Divulgação / PF)Vídeo mostra momento em que o mexicano cai em alto-mar (Foto: Divulgação / PF)
Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista (Foto: Divulgação / PF)Garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas na cabine do turista (Foto: Divulgação / PF)

Investigadores fizeram perícia no local de onde o turista teria pulado (Foto: Divulgação / PF)Investigadores fizeram perícia no local de onde o turista teria pulado (Foto: Divulgação / PF)
 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Em RR, operação prende empresário, advogado e delegado da PF

Operação 'Maracanazo' do MPF e PF é contra associação criminosa.

Mandados de busca e apreensão em residência foram cumpridos.


Um delegado da Polícia Federal, um advogado e um empresário foram presos na manhã desta quinta-feira (19) durante a Operação 'Maracanazo' por suspeita de associação criminosa. Segundo informações do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR), que realiza a ação em parceria com a Polícia Federal (PF), a associação operava nos municípios de Boa Vista e Alto Alegre.
Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e escritórios profissionais dos investigados. Os mandados, que foram expedidos pela Justiça Federal em Roraima, têm o objetivo de colher provas para formação da culpa dos alvos e evitar que a liberdade dos integrantes da associação ofenda a ordem pública ou ponha em risco vítimas e testemunhas.
Investigação
Conforme o MPF, a investigação teve origem no Grupo de Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público Federal em Roraima, composto pelos procuradores da República Ígor Miranda da Silva, Carlos Guarilha de Aquino e Antônio de Amorim Cadete.
A operação investiga a exigência do valor de R$ 300 mil por parte do delegado, em conluio com o advogado e o empresário investigados, para que um político não fosse investigado ou indiciado. Além disso, há investigação sobre advocacia administrativa por parte do delegado, visando o favorecimento do empresário em licitações no estado.
Segundo o MPF, o político relatou a prática criminosa dos investigados, havendo investigação sobre os fatos e levantados fortes indícios das práticas criminosas. Os investigados serão interrogados sobre essas práticas. As investigações continuam, com análise do material apreendido.
O nome da operação remete ao fato de um dos investigados presos ter revelado à imprensa, indevidamente e sem autorização, que fora deflagrada “operação COPA” em Roraima, na última semana, refletindo, em consonância com o fato histórico “Maracanazo”, seu afastamento da Polícia Federal.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/06/em-rr-operacao-prende-empresario-advogado-e-delegado-da-pf.html


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Traficante mexicano preso pela PF entrou no país a pé, por Foz do Iguaçu

O narcotraficante mexicano Jose Diaz Barajas, procurado nos Estados Unidos, foi preso ontem (16) pela Delegacia de Repressão a Entorpecente da Polícia Federal e agentes da Interpol, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Antonio Carlos Jobim. Acompanhado da esposa e dos dois filhos menores, ele tentava embarcar para Fortaleza para assistir o jogo entre Brasil e México, no Estádio Castelão.

Leia também no Portal EBC: 
PF prende traficante mexicano no Rio
Confira cobertura completa na Copa 2014 no Portal EBC
Segundo a PF, Barajas, que tem o nome inscrito no cadastro de procurados da Interpol, entrou no Brasil a pé na última quarta-feira (11), por Foz do Inguaçu, vindo do Paraguai, portando documentos verdadeiros, depois de voo do México. De lá, foi para o Rio de Janeiro, em um voo doméstico, onde embarcaria para o Ceará. Ele e a família tinham ingressos para o jogo de hoje, as 16h.
De acordo com o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal, delegado Luiz Cravo Dórea, desde a entrada dele no Brasil, ele foi monitorado, em uma parceria das autoridades brasileiras, norte-americanas e mexicanas no Centro de Cooperação Policial Internacional, em Brasília, inaugurado no último dia 9.
“Conseguimos monitorar os passos desse mexicano no Brasil. Por meio do Ministério da Justiça, pedimos o mandato de prisão ao Supremo Tribunal Federal, que foi atendido, no sábado, dia 14, pelo ministro Marco Aurélio Mello, então efetuamos a prisão. Tínhamos equipes no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Tínhamos também a cópia do ingresso que ele havia comprado para o jogo”, explicou Dórea.
“Ele não atuava no tráfico de cocaína, mas de metanfetamina. Os insumos eram adquiridos na Ásia para produção local no México e depois ser exportado para os Estados Unidos”, acrescentou Dorea.
O mexicano foi preso por volta das 22h40 e aguardará a conclusão do processo de extradição detido no presídio Ari Franco, no Rio de Janeiro. Segundo Dórea, o pedido de extradição foi feito pelas autoridades norte-americanas. O chefe do escritório da Interpol no Brasil, Luiz Eduardo Navajas, explicou que o principal mercado mundial da metanfetamina, um tipo de droga sintética, são os Estados Unido, e que há alguns meses Barajas era procurado pelo Departamento de Combate às Drogas, norte-americano.
De acordo com a PF, desde o início das operações, o Centro de Cooperação Internacional tem recebido mais de 100 solicitações diárias relacionas à segurança pública, nacional e internacional.



http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/06/traficante-mexicano-preso-pela-pf-entrou-no-pais-a-pe-por-foz-do-iguacu 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Lei da mordaça abre velhas feridas entre PF e Ministério Público Federal

   
Brasília: Deflagrada em fases pela Polícia Federal desde o ano passado, a quinta etapa da Operação Ararath expôs mais que um esquema de crime financeiro e lavagem de dinheiro com prejuízo público mensurado em R$ 300 milhões. Ela trouxe à tona uma crise antiga entre a PF e o Ministério Público Federal. Desencadeada no Mato Grosso, a ação conjunta das duas instituições ganhou um inédito “sigilo absoluto” decretado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, ao acatar o pedido do procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot.
A decisão de silêncio era direcionada a todos os agentes públicos "que intervenham na execução das medidas que venham a ser deferidas, incluídos os servidores policiais e os agentes políticos. Sejam ordenados a abster-se, até segunda ordem do Supremo Tribunal Federal, de toda forma de comunicação social", dizia o texto, que impedia até mesmo os "oficiosos e anonimatos à imprensa". A "intromissão" no trabalho da PF irritou agentes e delegados.
A medida teve resposta imediata. A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) repudiou a "mais contundente violência sofrida pela instituição desde a redemocratização do Brasil" e ainda acusou o Ministério Público de 'amordaçar' a polícia. "Assim, ao que parece, a ‘lei da mordaça’, tão combatida pelo próprio Ministério Público, passa a ser defensável quando a vítima é a Polícia Federal, uma instituição republicana, que sempre busca desenvolver suas missões com seriedade, eficiência e transparência, independentemente de quem esteja envolvido com o crime", dizia a nota.

domingo, 15 de junho de 2014

PF bate recorde de suicídios.


(Foto: Estadão Conteúdo)(Foto: Estadão Conteúdo)



O uso político da Polícia Federal por parte do governo tem feito os agentes baterem recorde histórico de suicídios e afastamentos da instituição por problemas psicológicos e assédio moral. Neste ano eleitoral, a situação piorou: e a PF tem nada menos que 600 operações para serem deflagradas a qualquer momento –preferencialmente contra inimigos políticos do governo.

As informações são de Luis Boudens, da presidência da Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef (a congregar em todo o Brasil). Em entrevista a este bglo, ele dispara os números catastróficos jamais antes vistos: nos últimos 3 anos ocorreram na PF 29 mortes: 13 delas por suicídio e 6 por acidente de automóvel, face pressões e assédio moral sofridos pelos policiais.

Como está a relação dos policiais federais com o governo Dilma?

Boudens – Péssima. No ano passado nós nos desfiliamos da CUT e assim separamos as nossas com o governo do PT. Preciso explicar que há uma grande diferença entre o legislativo e o executivo do PT. Foi por ajuda de alguns parlamentares do PT que acabamos descobrindo que havia um plano do governo para limitar e intervir na atuação legal dos policiais federais. Vivemos um paradoxo: há 13 anos a PF é a instituição que segundo as pesquisas mais credibilidade goza junto ao povo brasileiro. Mas o PT faz uso da PF para manter sua governabilidade com o uso de delegados da Polícia Federal. Isso é feito direto por um órgão da diretoria da PF, de assessoria parlamentar, chamado Aspar-PF.

Como vocês estão reagindo?

Estamos num processo que chamo de desconstrução da PF. Vamos mostrar a verdade do que é a vida de um agente. Estamos batendo o recorde de suicídios e casos de assédio moral. Nos últimos 3 anos ocorreram na PF 29 mortes: 13 delas por suicídio e 6 por acidente de automóvel. Numa pesquisa nossa, num universo de 11 mil policiais, entrevistamos 2 mil e 30% deles tomam algum tipo de medicamento para poder aguentar psicologicamente a situação.

(Foto: Estadão Conteúdo)(Foto: Estadão Conteúdo)

 Por que isso ocorre?

Pela quebra de um modelo de sonho. A pessoa sonha em ser agente da PF e, no auge de sua carreira, que é com 13 anos de profissão, vê os seus sonhos serem desmontados, sobretudo pelo uso político da PF nos últimos 15 anos, digamos. Ninguém aguenta mais ver os vazamentos políticos de operações sigilosas, feitos para prejudicar os inimigos do governo.

Poderia dar um exemplo?

Vejamos a Operação Ararath. Foi deflagrada a 21 de fevereiro passado. A Polícia Federal cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Distrito Federal, relacionados à Operação Ararath. Deste total, 16 foram  em Cuiabá. O empresário Fernando Mendonça, do ramo atacadista e que atuaria com factoring, também teve seu apartamento e sua empresa vasculhados. Ele é ligado ao senador Pedro Taques (PDT) e teve papel importante em sua eleição, em 2010.

O vazamento foi usado contra Taques, da base aliada ao governo. Um delegado da Federação dos Delegados da PF chegou a dizer que não adiantava reclamar do uso politico dessa operação porque “temos mais 600 operações em andamento”.

Isso foi falado para provocar desconforto politico em um ano eleitoral. Todo o politico acaba tendo de ter um delegado da PF bem seu amigo, porque se não ele acaba entrando na Lei de Responsabilidade Fiscal ou no Ficha Limpa… É o uso politico descarado da PF em pleno ano eleitoral.

Como contornar isso?

Via aprovação da PEC 361, que chamamos PEC do FBI: A PEC 361 pretende modernizar a PF tendo como referencial o cumprimento dos objetivos do órgão, e os referenciais são a experiência, pela antiguidade, e a meritocracia, pela eficiência na especialização e dedicação.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PF prende homem já dentro de avião por suspeita de atentado com bombas

Brasileiro foi retirado da aeronave após ser denunciado por passageiros.Ele teria dito, em telefone, que driblou segurança e citou portar bombas.
Do G1 BA
Um homem foi preso no Aeroporto Internacional de Salvador, dentro da aeronave, suspeito de atentar contra a segurança do transporte aéreo, na manhã desta quinta-feira (12), segundo informações da Polícia Federal (PF). De acordo com a PF, passageiros e um tripulante ouviram o homem dizer, por telefone, que tinha conseguido driblar a fiscalização de segurança, que não teria encontrado as bombas em suas muletas.
Após a denúncia, policiais federais se descolaram até a aeronave, onde já estava acomodado, e o retirou do local. Não houve resistência por parte do passageiro. Na bagagem e na mulheta, de acordo com a PF, não havia qualquer material que pudesse causar risco ao voo. Mesmo assim, a PF indica que ele vai responder à Justiça Federal por atentar contra a segurança do transporte aéreo, crime previsto no artigo 261, com pena de dois a cinco anos de prisão.
Não há informação sobre o destino do voo e nem a respeito da identidade do suspeito.


http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/06/pf-prende-homem-ja-dentro-de-aviao-por-suspeita-de-atentado-com-bombas.html




quarta-feira, 11 de junho de 2014

PF prende 17 em operação contra o tráfico; lanchas e aviões são apreendidos

Operações da Polícia Federal88 fotos

10.jun.2014 - A PF (Polícia Federal) apreendeu carros de luxo, aeronaves, embarcações, no cumprimento de mandatos de busca e apreensão, condução coercitiva, e prisão preventiva, durante a Operação Athos, realizada nesta terça-feira (10) em cinco Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. A ação desmembrou uma organização criminosa ligada ao narcotráfico que trazia drogas da Bolívia e do Paraguai para o interior de São Paulo e de lá às distribuía para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste. O nome da operação vem da mitologia grega e significa aquele que nada teme: "como parecia ser o espírito dos investigados, tão acostumados à sensação de impunidade que tinham", segundo texto da PF Divulgação/PF
A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (10) 17 suspeitos de participar de um grupo que traficava drogas do Paraguai e da Bolívia para distribuição em vários Estados do Brasil. Os agentes também apreenderam aviões, carros de luxo e até lanchas que pertenceriam ao grupo.
A operação, batizada de Athos, foi realizada por cerca de 250 policiais federais nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Além dos 17 detidos, outros dois mandados de prisão foram entregues a suspeitos que já estão presos na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem (Grande BH). A Operação Athos é coordenada pela Superintendência da PF em Minas.
Doze prisões foram realizadas em Juiz de Fora (MG), duas em Belo Horizonte, uma Curitiba, uma em São Paulo e uma em Brasília. Foram apreendidos 18 veículos de luxo, dois aviões (em Mogi das Cruzes e Americana, ambas em SP) e duas lanchas. Também foi apreendido R$ 120 mil em espécie, joias, 375 kg de maconha, 6 kg de cocaína e uma pistola.



Operações da Polícia Federal88 fotos

87 / 88
10.jun.2014 - A PF (Polícia Federal) apreendeu carros de luxo, aeronaves, embarcações, no cumprimento de mandatos de busca e apreensão, condução coercitiva, e prisão preventiva, durante a Operação Athos, realizada nesta terça-feira (10) em cinco Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. A ação desmembrou uma organização criminosa ligada ao narcotráfico que trazia drogas da Bolívia e do Paraguai para o interior de São Paulo e de lá às distribuía para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste. O nome da operação vem da mitologia grega e significa aquele que nada teme: "como parecia ser o espírito dos investigados, tão acostumados à sensação de impunidade que tinham", segundo texto da PF Divulgação/PF

Tráfico internacional

A ação foi deflagrada para o combate ao tráfico internacional de drogas após a descoberta de um grupo com alto poder econômico, apontado como um dos principais fornecedores dos produtos ilícitos no país. Os envolvidos traziam drogas da Bolívia e do Paraguai de avião para o interior paulista para, posteriormente, fazer a distribuição em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e da região Nordeste.
Uma parte da quadrilha tinha o papel de financiar o tráfico. Somente um dos integrantes desse núcleo teve o rendimento em um ano de R$ 120 milhões, segundo nota publicada pela PF. Para legalizar o dinheiro obtido com os negócios criminosos, o grupo usava empresas de fachada no setor de transporte de passageiros e de comércio em geral. A ação envolvia o uso de documentos falsos.

Bloqueio de bens

Na tentativa de coibir a ação desses criminosos, a PF procurou enfraquecer o poder econômico recorrendo a medidas judiciais para o bloqueio de bens avaliados em cerca de R$ 70 milhões. Além das apreensões, foram bloqueados valores e ativos depositados em instituições bancárias em titularidade de 28 CPFs e quatro CNPJs.
Houve ainda o sequestro de todos os bens imóveis e veículos em nome das mesmas pessoas físicas e jurídicas, assim como do patrimônio já identificado dos investigados, incluindo cinco aeronaves, quatro lanchas de luxo, um jet ski, 11 imóveis e 14 veículos.
Durante as investigações, foram apreendidos 594 quilos de cocaína (pasta-base e cloridrato), cerca de 1,5 tonelada de maconha, uma pistola, seis veículos, um caminhão, além de R$ 203,7 mil e US$ 390 mil. Dezesseis pessoas já tinha sido presas em flagrante nas investigações sobre o esquema.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/06/10/pf-prende-17-em-operacao-contra-o-trafico-lanchas-e-avioes-sao-apreendidos.htm


Configurar HTML/JavaScript

RECEITA FEDERAL EMITIR DARF

BLOG BOM OU RUIM

twitter.com

COMPARTILHAR

facebook

VELOCIMETRO INTERNET

SEJAM BEM VINDOS.

Vou procurar melhorar cada vez mais. Todos os Países, Estados e Municípios que entram no meu Blog só tenho a agradecer pelo carinho. Obrigado.

Escolhe o seu idioma para traduzir.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Ghost - ghost

Only You - the platters

Porto Alegre foi o porto seguro para o recomeço de Dilma após a prisão

Dilma Rouseff faz primeiro pronunciamento como presidente

Dilma é eleita a 1ª mulher presidente

Petróleo brasileiro da camada do pré-sal começa a ser explorado em larga escala

A plataforma pioneira foi inaugurada pelo presidente Lula na bacia de Santos. O navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis é o primeiro sistema definitivo de produção instalado na área de Tupi, no pré-sal da bacia de Santos. O presidente participou da cerimônia que marca o início da produção no campo de Tupi com um vidro de petróleo na mão. R7clique aqui .

revolvermaps

revolvermaps clique aqui .

LEITORES DO BLOG whos.amung.us

ONLINE

clictempo

TEMPO RIO DE JANEIRO Veja!!!!

BLOG GUARDA/RJ

BLOG Julio Severo

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA-ANISTIA POLÍTICA

Filehippo

Rádio 99,3 FM

RADIO BBN EVANGELICA EXELENTE

POLÍCIA FEDERAL

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

RECEITA FEDERAL

TRT

SENASP

tre-rj.gov.br

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

CÂMARA

Hotmail

GMAIL

Orkut

O Dia

YAHOO

G1

Hi5

Centralbogs

MENSAGEM

Djalma

baixaki.com.br

GOOGLE TRADUTOR

badoo.com

RIO SIMPLES

Leitores do Blog flagcounter.com

free counters

JORNAIS: TODOS

AVISO

AVISO
Este Blog não hospeda nenhum arquivo, apenas indexa links encontrados na própria internet. Qualquer arquivo protegido por tipo de lei deve permanecer no máximo 24 horas em seu computador. Não me responsabilizo pelo mau uso do conteúdo encontrado neste blog e também não me responsabilizo por qualquer dano ou prejuízo causado por alguma coisa postada aqui.

JAVA

Mulheres Sábias

Construa o seu próprio mapa widget

Armas não Letais e munições

Armas, armas não letais e munições

Armas, armas não letais e munições

Armas, Armas não Letais e munições

GOOGLE EARTH

PutsGrilo!com

PutsGrilo!com

Mostrar slides com as postagens recentes do blog

Previsão do tempo para Rio de Janeiro - RJ

Tradutor

CNN

Pesquisar blog

TRADUÇÃO GOOGLE

TRADUÇÃO DO BLOG PARA SEU IDIOMA.

Leitores do Blog flagcounter.com

free counters

Google translate

GOOGLE MAPA

Firefox todas as versões

loucosporsoftwares

www.spiner.com.br DIGITAL

Clima Tempo São Paulo-SP

Marcadores

Tradutor

flagcounter.com

free counters

Windows software original

Suíça conclui perfuração do maior túnel do mundo

GLOBO.Com
Visitem está pagina clique aqui .

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

Silas Malafaia e a Política 2010 Parte 1/2

NOVO PLANETA DESCOBERTO

GLOBO G1
Visitem está pagina clique aqui .

Rachel Malafaia - Tudo Posso

Relembre os jingles que marcaram a vida política no Brasil

Serra é entrevistado pelo JN

Bactéria super-resistente KPC- Vídeo

Tropas brasileiras seguem para o Líbano para missão humanitária

Cerca de 250 fuzileiros da Marinha vão participar de uma missão humanitária da ONU em 2011. Mais de 2.000 homens participaram do treinamento que utilizou simulações de guerra como, combate, ocupação de terras, voos aéreos e outros. Este foi o maior treinamento realizado no Brasil desde 2000. * Tags: * tropas brasileiras, * líbano, * missão humanitária, * ana paula padrão, * celso freitas R7
Visitem está pagina clique aqui .

blogs para acessar

WinRAR 3.93

Avast! Free Antivirus 5.0.594

Advanced Systemcare 3.7.0.721

FIREFOX

Firefox

Receba atualização por Email:

WINDOWS INSTRUÇÃO DE SEGURANÇA

CONDOMÍNIO BELLO COLÉGIO

                              BELLO COLEGIO

google translate

Previsão do tempo para Rio de Janeiro - RJ

APROVADO MELHORES BLOGS

Barrozo Filmes

Escolhe o seu idioma para traduzir.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE DIREITOS AUTORAIS E REGRAS DO SITE Dec 16, '06 2:54 PM para todos Atenção! Regras de Utilização do site! Leitura obrigatória! -------------------------------------------------------------------------------- * Para o bom funcionamento e o bom convivio do site, as seguintes regras devem ser observadas e seguidas e as informações levadas em consideração: 1.Meu site é gratuito e toda e qualquer informação aqui contida é veiculada sem nenhum ônus para os visitantes. Qualquer comercialização do meu material, salvo eventuais promoções do próprio site com objetivo de custear despesas do projeto, é absolutamente ilegal e imoral. 2. Todos os livros contidos no site estão isentos de direito autoral ou foram autorizados pelos autores. Livros que estejam disponiveis em nossos servidores e não se encaixem nessa situação devem ser notificados à equipe. 3. Os links e outros arquivos baixados através do e-mule, 4shared e outros servidores podem ter direitos autorais. O site não hospeda esses arquivos, apenas indexa os links já disponíveis na rede p2p. 4. Não me responsabilizo pelo mal uso do material aqui disponível. Graça e Paz! Daniel Barrozo *Este multiply apenas disponibiliza os links de arquivos disponíveis na própria internet, sendo assim o site não hospeda nenhum arquivo em seu servidor, o que livra os seus Administradores e Usuários de qualquer responsabilidade. Se algo contido no site é de sua propriedade, lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato pelo e-mail (dd1720@hotmail.com) que iremos retirar o conteúdo do site o mais rápido possível. O meu multiply promove um espaço onde compartilhamos links encontrados na internet de forma saudável, isenta e sem fins lucrativos . Considerada como crime para uns, do contrário da pirataria, a TROCA nunca foi crime segundo a legislação. “O que acontece é que não há uma legislação específica para esse tipo de infração”, disse João Rego, gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Elnet.Mas então afinal, o que é pirataria?? É comercializar produtos defendidos por direitos autorais VISANDO LUCRO. Ou seja, vendendo, e tendo lucro com isso.Vamos estudar algumas palavras de nossa língua segundo o dicionário Aurélio de Língua portuguesa.Troca > dar (uma coisa) por outra.Cópia > Reprodução, imitação.Sendo assim além de não hospedar-mos nenhum CD em nosso servidor, também não cobramos por nenhum arquivo baixado através de links de nosso blog, o que nos isenta segundo a lei.Mas se algo contido no site é de sua propriedade, lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato pelo e-mail (dd1720@hotmail.com) que iremos retirar o conteúdo do site o mais rápido possível.

GOSTOU DO BLOG? SIM OU NÃO

R7 Agente penitenciário é morto a tiros no Rio

One Day In Your Life - michael jackson (1975)

Durante treinamento, militares promovem espetáculo aéreo no Rio